sábado, 2 de fevereiro de 2013

OS SAPATOS FALAM! SAIBA O QUE ELES DIZEM SOBRE VOCÊ E A SUA PERSONALIDADE!


Você sabia que o estilo, valor, cor e estado do calçado que você usa poder relevar sua personalidade e até suas características emocionais? Foi o que concluiu um estudo realizado pela Wesllesley College, após a observação de calçados de estudantes da Universidade do Kansas.
A pesquisa foi feita com 63 estudantes, que analisaram 208 fotos de pares de calçados de outros alunos. Os voluntários que fotografaram seus sapatos participaram de testes e questionários de personalidade que apenas psicólogos da pesquisa tiveram acesso.
O grupo dos 63 estudantes teria que tentar adivinhar as características comportamentais dos donos dos sapatos. Os resultados apontaram que eles conseguiram acertar até 45% dos traços da personalidade dos demais, observando apenas os detalhes do sapato de uma pessoa desconhecida.
sapatos falam sobre a sua personalidade
Claro que algumas características não passaram de obviedades. Por exemplo, os pares de sapatos mais caros sugeriam que o dono era alguém de poder aquisitivo maior, enquanto os modelos coloridos pertenciam a pessoas mais extrovertidas e os pares com aparência de novos ou bem cuidados foram relacionados a sujeitos mais conscientes.
A grande surpresa da pesquisa em si, contudo, foi que muitos dos estudantes que observaram os calçados conseguiram identificar características comportamentais como ansiedade e insegurança em relação aos donos dos pares.
Nesse sentido, os resultados revelaram que os sapatos mais limpos, polidos e de cor escura indicavam donos com baixa autoestima e muita insegurança em seus relacionamentos. Em contrapartida, os sapatos de cores mais vivas e com pequenas imperfeições apontavam para pessoas menos possessivas e mais despreocupadas em suas relações, enquanto os modelos mais práticos e funcionais representaram pessoas agradáveis e amigáveis.
De acordo com os dados desta pesquisa, é possível sim descobrir parcialmente o comportamento das pessoas de acordo com os calçados que elas usam e o estado em que eles se apresentam. Os psicólogos afirmaram que os sapatos marcam tanto o estilo pessoal quanto carregam traços da personalidade de quem os usa.
E você, o que achou da pesquisa? O que os seus sapatos dizem sobre você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário